quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Antonico, o Pioneiro

Essa foto foi publicada no jornal O Liberal de 27 de março  de 1951. À primeira vista, este senhor de idade avançada e com a saúde comprometida pode não chamar a atenção do torcedor azulino. Mas ao pesquisar sobre a história do Remo, tem-se a magnitude da sua importância para o Leão Azul.

Antônio Ribeiro Silva, o Antonico, simplesmente fez parte das primeiras linhas de atacantes remistas - os chamados "forwards" na época. É de sua autoria o primeiro gol oficial do Clube do Remo na história do Campeonato Paraense, na goleada de 4 a 1 sobre o União Sportiva em 14 de julho de 1913. Segundo o site Futebol80, ele fez 33 gols com o manto azulino, a maioria nos quatro primeiros títulos do hepta (1913-1919).

Porém, nessa listagem, não consta um dos gols da vitória de 2 a 1 no primeiro Clássico Rei da Amazônia, em 14 de junho de 1914. Porém, segundo o jornal Correio de Belém, quando o jogo estava 1 a 1 - gol de Bayma, contra, após escanteio cobrado por Rubilar - "Antonico tira um pontapé fraco para o Grupo do Remo, o que lhe assegura a vitória".

Portanto, não restam dúvida de que Antonico é uma legenda na história do Filho da Glória e do Triunfo, essencial para os momentos iniciais do vitorioso futebol azulino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário