sábado, 4 de janeiro de 2025

Jogo Histórico: Remo 2 x 1 Brasil Sport – Campeonato Paraense 1919

Em 04/01/1920, o Clube do Remo venceu o Brasil Sport-PA por 2 a 1, no Baenão. Esse foi o último jogo da saga do heptacampeonato conquistado entre 1913 e 1919, um feito nunca igualado no futebol paraense.

Segue abaixo a crônica integral do jornal Estado do Pará, de 05/01/1920, sobre a partida:

O match Brasil-Remo

Como previramos foi um match cheio de emoções e lances sensacionaes o realizado hontem entre as valorosas turmás do Brasil Sport Club e do Club do Remo.

O encontro entre as turmas secundarias foi a zero até ao ultimo minuto quando a linha do Remo conseguiu vasar a rede brasileira, mais por descuido da defesa aurinegra que por sua pericia.

Entrando em campo as turmas principaes, reconheceu-se que de um lado estava o team pesado e senhor de luctas, o club campeão, e de outro o conjuncto bem treinado e animoso do Brasil Sport.

A lucta desenvolveu-se porfiada, tenaz e emocionante; a torrencial chuva que desabou não tirou o brilho da contenda; os ataques suscediam-se, ameaçando ambas as métas. Os defensores dos postos diligentes e destros desdobravam-se em defesas admiraveis que os ataques rapidos e vigorosos proporcionavam. A assistencia suspensa e anciosa incitava aos seus affeiçoados, applaudindo-lhes os feitos.

Já nos ultimos minutos de jogo, Ludgards, da extrema direita, em bello schoot, aninha a bola no rectangulo opposto da rede brasileira, terminando assim o primeiro tempo.

Recomeçou a contenda, fria e sem enthusiasmo, notando-se, cansaço nos jogadores, pelo muito que puxaram no primeiro tempo e molleza pelo resfria- mento da roupa molhada.

O team azulino, aos poucos, deslocou a acção da lucta para o campo contrario, No decorrer do embate o jogo foi tomando a feição do primeiro tempo.

A assistencia enthusiasmou-se e as óvações começaram a ecoar. O team brasileiro foi levando a peleja para o quadrilatero remista, fazendo tenso bombardeio ás traves azulinas; a defesa do team campeão, pela pressão dos ata- ques constantes e ameaçadores, desnorteou-se: Lauro, recebendo um passe de João, dribbla e, rapido, equilibra o score, marcando um goal para o seu team.

A porfia tornou-se admiravel; os 22 luctadores, nos ultimos 15 minutos de jogo, pelejavam com vontade e resolu- ção para decidir a contenda que os 65 decorridos não haviam resolvido.

A linha do Remo fez uma investida á meta brasileira, vasando-a. Os brasileiros protestaram, allegando ter sido o ponto marcado em off-side. O referee confirmou o ponto; o team brasileiro preparou-se para sair de campo que foi invadido, tendo por essa occasião varios admiradores e socios dos clubs disputantes se empenhado em lucta corporal.

Refeita a calma e decorrido o tempo regulamentar o arbitro deu por findo o match com a victoria do Club do Remo por 2 goals a 1.

Antes dos teams se retirarem de campo, após terminado o jogo, ergueram alleguappes reciprocos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário