terça-feira, 22 de outubro de 2024

As Festas da Maior do Norte

A torcida do Clube do Remo foi pioneira no Norte no uso de mosaicos em grande escala, fato ocorrido em 2012. Entretanto, devido à vários fatores, como ausência de um grupo organizacional estruturado à frente do projeto e a falta de uma divulgação adequada, a execução ficou aquém do esperado. Outras tentativas surgiram em anos posteriores, mas sem o efeito esperado. 

Todavia, tudo mudou em 2024 com a criação da Comissão de Festas da Maior do Norte (antiga Remoçada). Contando com o auxílio e experiência de João Paulo de Souza Lima, o popular Paulinho do Mosaico, conhecido por organizar inúmeras festas da torcida do Fortaleza, a Maior do Norte divulgou que faria o seu mosaico de estreia no primeiro Re-Pa do ano, em 04/02/2024, para a surpresa de muitos. O projeto foi ousado, com dois mosaicos, sendo um 3D.

O resultado foi uma festa nunca antes vista na região. O primeiro mosaico fazia referência à bandeira do Estado do Pará, ao ano de fundação do Remo (1905) e o 3D relembrava grandes vitórias do Leão no clássico mais disputado do mundo, reafirmando que "Belém tinha dono". Já o segundo mosaico trouxe o rosto de um leão com uma riqueza de detalhes ainda não testada.





No quadrangular decisivo da Série C de 2024, a Comissão de Festas aumentou o sarrafo. Na estreia contra o Botafogo-PB, dia 31/08, teve o primeiro mosaico 360º, com os dizeres "Lutar e Vencer" de um lado e "1905" com o escudo do Remo no outro. Foi a partir daí que o Fenômeno Azul passava a encantar o Brasil.





Na data de 15/09/2024, contra o Volta Redonda-RJ, foi organizado o primeiro mosaico "ôla" do Norte, com as artes "Rei da Amazônia", que contava com um efeito LED no escudo azulino, e "Jogaremos Juntos" no lado oposto.





Por fim, no jogo do acesso à Série B, contra o São Bernardo-SP, em 29/09 – partida essa que estabeleceu o recorde de público do "Novo Mangueirão" – a festa foi ainda mais surpreendente. O Fenômeno Azul protagonizou o primeiro mosaico "dupla face" do Norte e o segundo do Brasil. De um lado, a mensagem "Subiremos" com o símbolo da Maior do Norte ao fundo; do outro, as bandeiras do Pará e do Brasil com o distintivo azulino ao fundo e o 3D homenageando Nossa Senhora com os dizeres: "Abençoados pela Virgem de Nazaré".





Nao foi à toa que o Fenômeno Azul recebeu o prêmio de "Melhor Torcida" do canal Nosso Futebol, transmissor oficial da Série C de 2024. Vale lembrar ainda que, além dessas belíssimas festas, o Remo obteve disparadamente a maior média de público da Série C de 2024, com 16.704 pagantes por jogo, com mais de 10 mil de diferença para o segundo colocado.

No primeiro Re-Pa de 2025, em 23/02, o Fenômeno Azul inovou mais uma vez, com uma festa inigualável. Além do mosaico tradicional com os dizeres "Fenômeno Azul", a Maior do Norte organizou o primeiro mosaico permanente, trazendo um imponente Leão e o escudo do Remo, que perduraram durante todo o primeiro tempo. E mais que isso: foi a estreia do maior e mais imponente bandeirão do Brasil, com mais de 10.000 m².




Nenhum comentário:

Postar um comentário