Páginas

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Campeão da Supercopa Grão-Pará (2026)

REMO – CAMPEÃO DA SUPERCOPA GRÃO-PARÁ 2026. 
Foto: Samara Miranda / Remo.

O Clube do Remo sagrou-se campeão da Supercopa Grão-Pará de 2026 ao derrotar o Águia de Marabá-PA por 2 a 1, de virada, no dia 18 de janeiro, no Mangueirão. A competição abriu oficialmente a temporada do futebol paraense e envolveu os campeões do Campeonato Paraense (Remo) e da Copa Grão-Pará (Águia).

Entretanto, por pouco o jogo não foi disputado devido ao trágico acidente com o ônibus que trazia a delegação de base do Águia, após a sua participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior, culminando na morte do preparador físico Hecton Alves. Uma reunião de urgência entre os clubes e a Federação Paraense de Futebol (FPF) foi realizada. O desejo de todos era pelo adiamento da partida, porém enquanto o Águia queria para o dia 20 (terça-feira), o Remo alegava que isso atrapalharia o planejamento do clube para o início do Campeonato Paraense e Série A, defendendo uma data posterior. Como não se chegou a um consenso, foi mantida a data original.

O Remo havia acabado de retornar da sua pré-temporada realizada no Centro de Treinamento do Retrô (PE), desde o início do ano. A ansiedade pelo reencontro com o Mais Querido após o acesso à elite do futebol brasileiro levou mais de 27 mil pessoas ao Mangueirão, proporcionando o recorde de público da história da competição até então.

O técnico Juan Carlos Osorio montou o time azulino mesclando remanescentes da temporada anterior – Marcelo Rangel, Klaus, Sávio, Pavani, Jaderson, Panagiotis Tachtsidis e João Pedro – com alguns reforços – João Lucas, Léo Andrade, Zé Ricardo e Alef Manga. 

A partida foi bem movimentada, com boas chances para os dois lados. O Remo começou dominando as ações, mas o Águia conseguia chegar com perigo nos contra-ataques. Ainda assim, o primeiro tempo terminou sem abertura do placar.

No segundo tempo, Osorio fez algumas modificações que foram determinantes para o desenrolar da peleja, destacando-se os nomes do zagueiro Marllon e dos atacantes Yago Pikachu e Eduardo Melo. O primeiro, infelizmente, de forma negativa, já que devido a uma falha sua na grande área azulina possibilitou que o Águia abrisse o placar aos 10 minutos.

Porém, o Remo não desistiu e foi em busca da virada, que começou aos 32 minutos, com um cruzamento baixo pela esquerda do ataque remista, cuja bola foi desviada por Eduardo Melo e o predestinado Yago Pikachu, a mais badalada contratação do Clube do Remo pelo seu passado no outro lado, aproveitou para marcar o seu primeiro gol com a camisa do azul mais forte do futebol paraense.

Quando o ponteiro do relógio marcava 44 minutos, Sávio acertou um belo passe em profundidade para Eduardo Melo, que ganhou na corrida do goleiro adversário e chutou quase sem ângulo, marcando o gol da virada azulina e atenuando para a alegria do Fenômeno Azul. Isso serviu para que o atacante atenuasse a imagem negativa com a passagem apagadíssima na temporada anterior. Mais alguns minutos se passaram para o apito final e a consagração do Clube do Remo como supercampeão do Pará e primeiro time do país a ser campeão em 2026.

Foto: Raul Martins / Remo.

FICHA TÉCNICA DO JOGO

18/01/2026.
REMO 2 X 1 ÁGUIA DE MARABÁ-PA.
Supercopa Grão-Pará 2026 – Final (Jogo Único).
Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença/Mangueirão.
Público: 25.023 (pagantes) / 27.543 (presentes).
Renda: R$ 928.541,00.
Árbitro: Joelson Nazareno Ferreira Cardoso (PA).
Assistentes: Jhonathan Leone Lopes (PA) e Nayara Lucena Soares (PA).
VAR: Gustavo Ramos Melo (PA).
Remo: Marcelo Rangel; João Lucas, Klaus (Marllon), Léo Andrade e Sávio; Zé Ricardo, Jaderson (Eduardo Melo), Pavani (Cantillo) e Panagiotis Tachtsidis (Yago Pikachu); Alef Manga e João Pedro (Nico Ferreira). Técnico: Juan Carlos Osorio.
Águia de Marabá-PA: Jefferson, Limão, Dedé, Wendel, William, Cássio (Wesley), PH (Otacílio), Bagagem, Gustavo (Alex), Felipe (Kaique) e Diogo Carlos. Técnico: Júlio César.
Gols: Yago Pikachu (32’/2T) e Eduardo Melo (44’/2T); PH (10’/2T).
Cartões Amarelos: Yago Pikachu e Léo Andrade; Cássio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário