Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2022

O Primeiro Duelo Futebolístico entre Pará e Amazonas

É no distante ano de 1909 que acontece o jogo inaugural, na história, entre clubes de futebol dos dois maiores Estados da Amazônia brasileira, envolvendo as equipes do Brasil Football Club (de Manaus, capital do Amazonas) e o Sport Club do Pará (de Belém, capital do Pará).

Naquele ano Manaus ainda vivia o fausto econômico ocasionado pela exportação da borracha e,com uma intensa vida cultural,a sociedade amazonense,em suas horas de lazer,cada vez mais se dedicava às práticas esportivas. 

Trazido à capital do Amazonas pelos ingleses,o "Football" foi timidamente ganhando espaço e aos poucos desbancando a preferência do público local pelo turfe e ciclismo.

Em 1909,enfim,o futebol caía nas graças e na preferência dos manauaras de todas as classes sociais,tanto é que somente nesse ano são fundados em Manaus 18 clubes para a prática do esporte bretão.

Porém de todos esses clubes, o Racing e o Brasil eram os principais pois eram os de maior torcida, os mais competitivos e que continham os melhores jogadores do Amazonas. Os encontros entre Racing e Brasil era considerado a maior rivalidade do futebol amador amazonense daquele ano.

Belém era a outra capital do Norte que na época também usufruía da riqueza  proporcionada pela exportação gomífera. Na capital do Pará o futebol foi introduzido antes do quê em Manaus,inclusive o campeonato paraense já era disputado desde 1906. Haviam na cidade várias boas equipes de futebol que disputaram o certame estadual de 1908/1909, entre  elas o Pará Club, Belém Football Club, União Sportiva e, lógico, o Sport Club (que foi vice-campeão).  

A CHEGADA DOS JOGADORES PARAENSES

Mas, em abril de 1909, um grupo de jogadores vindos de Belém do Pará, desembarcava de um vapor no Porto de Manaus, alguns deles eram Arnaldo Andrade, Eirado Júnior, Djalma Machado, Campbell Pena e Tavares Cardoso.

Na cidade eles foram acolhidos por um conterrâneo seu chamado Luiz Paulino, um esportista paraense que residia em Manaus. 

Os atletas visitantes pertenciam ao Sport Club do Pará, veterana agremiação de Belém que foi o primeiro clube a praticar o futebol no Pará (em 1898) e disputava as primeiras edições do campeonato paraense. 

Já estando os jogadores visitantes devidamente alojados em Manaus, Luiz Paulino logo mandou uma carta para um jornal local,f azendo um convite de um amistoso de seus companheiros para com uma das principais equipes do futebol Baré em evidência naquele momento: o Racing. 

A diretoria do clube alvinegro manauara leu o convite e aceitou o desafio que ficou marcado para se realizar no dia 4 de abril, num domingo, na Praça Antônio Bittencourt (conhecida hoje como Praça do Congresso).

Mas para decepção dos atletas paraenses, no dia marcado para o jogo, a diretoria do Racing manda uma carta para os visitantes comunicando-lhes que não iam mais participar do encontro. Não se sabe o motivo que levou o clube amazonense a tomar essa decisão. 

Mesmo desanimados com a inesperada notícia, os paraenses não se deixaram abater  e,em cima da hora, resolveram lançar o desafio ao maior rival do Racing: o Brasil Football Club.

Naquele momento os jogadores do Brasil estavam fazendo um treino e aceitaram de bom grado realizar o jogo, afinal possuíam bons atletas como Pingarilho, Tancredo Costa e o inglês Huascar Purcell.

BRASIL  X  SPORT CLUB DO PARÁ  - JOGO INTERESTADUAL TERMINOU COM VITÓRIA PARAENSE

Era o dia 4 e abril de 1909 e a Praça Antônio Bittencourt (que era o campo oficial do Brasil) estava naquela tarde  com seus arredores completamente lotados, com grande presença  de populares e membros da elite. 

Precisamente às 17 horas o juiz inglês Bolivar Purcell dava início ao aguardado jogo, cabendo a saída ao Brasil, através do centroavante Huascar Purcell. 

O jogo se mantém equilibrado,a torcida apóia o time local, mas também aplaude os jogadores paraenses pelas suas certeiras combinações de passes e tática, mostrando que eram conhecedores a fundo do futebol.

Huascar, do Brasil, faz um passe para Compton (um outro britânico do time amazonense). Este, de posse da bola, avança para o campo do Sport Club. Mas Luiz Paulino, que seguia Compton de perto, consegue tomar-lhe a bola e,em disparada,vai levando a pelota e driblando os adversários quando, já próximo da trave do Brasil,desfere um forte chute marcando assim o primeiro gol dos paraenses. 

Recomeça a luta e os jogadores se batem com valentia,com a bola num instante prevalecendo  no lado do campo do Brasil e noutro estacionando no campo do Sport Club.

Compton e Huascar chutam várias vezes contra o gol do Sport Club, mas todas as tentativas são rebatidas pelo goleiro Djalma Machado.

Faltavam cinco minutos para acabar o primeiro tempo quando Luiz Paulino, Newton e Andrade,trocando passes,levam a bola para o campo do time amazonense.Já próximo do gol do Brasil,Paulino faz um passe para Newton e este,não estando numa posição firme, passou a bola a Andrade que com outro petardo assinalou o segundo gol do Sport Club do Pará. 

E assim, com a vantagem de dois gols do time visitante, terminava o primeiro tempo.

Depois de 10 minutos de descanso, reiniciava o jogo na sua etapa final. Mas, apesar das tentativas, não houve alteração do placar em seu segundo tempo, pois os jogadores se mostravam bastante cansados. Porém, Fernando Silva, do Sport Club, por pouco não fez um belo gol quando do meio do campo deu um forte chute, passando a bola por cima da trave do Brasil.

A partida terminou às 18 horas com a vitória do Sport Club do Pará por 2 x 0, um grande resultado adquirido no campo inimigo. A torcida ergueu diversos "vivas" aos jogadores dos dois clubes e a imprensa local classificou o jogo como o mais importante, até então, realizado no Amazonas. 

Somente a partir de 1918 que partidas de futebol entre amazonenses e paraenses voltaram a se realizar, sendo frequentes nos anos seguintes.

À esquerda se tem a foto, em 1909, de Ulysses Reymar,que foi quem fundou o clube amazonense do Brasil Football Club, sendo ele também membro da diretoria. À direita se tem a imagem do time do Sport Club do Pará, em 1912, contendo alguns jogadores que três anos antes estiveram em Manaus realizando o pioneiro jogo

Fontes: "Jornal do Commercio", jornal "O Amazonas".

Texto: Gaspar Vieira Neto (historiador amazonense).

Nenhum comentário:

Postar um comentário